sábado, 15 de junho de 2013

Tema da redação: Lei seca

por wene em Ter Fev 19, 2013 3:32 pm
Lei
11705, mais conhecida como "Lei seca" esta em vigor desde 2008, a mesma
foi efetivada com intuito de diminuir o grande número de acidentes
causados por motoristas embriagados.

Desde o início da "Lei
seca" a incidência de acidentes envolvendo motoristas com alguma
porcentagem de álcool no sangue diminuiu gradativamente já que a partir
de agora esta sendo considerado crime dirigir com qualquer teor de
álcool no sangue. Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa
de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses, o motorista
que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para
verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades
do artigo 165, e dependendo do teor alcoólico o motorista pode ser
preso em flagrante.

A lei dá uma segurança maior sobre a questão
do trânsito, mas é falha quando se fala sobre o bafômetro, todos os
pontos de fiscalização e os policiais responsáveis por este trabalho
deveriam ser melhor equipados. A fiscalização tem de ser permanente, com
tudo já é um grande feito o que ela lei proporcionou para a diminuição
de mortes no trânsito.



Lei Seca

Com o endurecimento da chamada ‘Lei Seca’, o foco principal da Polícia
Rodoviária Federal no Carnaval foi na fiscalização de alcoolemia. Nos
seis dias de folia, a PRF realizou 86.224 testes de etilômetros, aumento
de 183% em relação a 2012 (30.425 testes, 1.410 autuações). No total,
1.932 condutores foram autuados e tiveram suas carteiras de habilitação
recolhidas.

Destes, 607 foram presos em flagrante por crime de trânsito. Foram,
em média, 14 mil testes por dia, quase 600 por hora. De acordo com as
estatísticas, 2,24% dos motoristas foram reprovados pelos etilômetros e
0,07%, presos. Os estados com mais testes realizados foram Minas Gerais
(14.073), Paraná (9.516) e Rio Grande do Sul (7.623). Minas apresentou o
maior número de motoristas reprovados no etilômetro e de prisões, 269 e
74, respetivamente.

Na avaliação da Polícia Rodoviária Federal, a somatória de esforços
do Governo Federal refletiu diretamente no resultado. Primeiro, a
integração dos ministérios envolvidos com o tema ‘Trânsito’ (Justiça,
Cidades, Transportes e Saúde, sob coordenação da Casa Civil) em torno do
Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), que realizou
campanhas publicitárias de esclarecimento sobre o perigo de beber e
dirigir.

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